Aula 11 – Cultura: Bandeira e Hino

Esta é a primeira lição do módulo de cultura japonesa, que tem como objetivo apresentar curiosidades deste país curiosíssimo, enquanto ajudam a relaxar um pouco da sequência de estudos, que à partir de agora será frequente. À partir das próximas lições de cultura, você aprenderá a escrita e o significado de palavras interessantes do japonês no final de cada lição.

Mas por enquanto, aprenda sobre a bandeira e hino japoneses:

A bandeira japonesa Hinomaru ou a Bandeira do Sol é composta de um grande círculo vermelho, que simboliza o Sol, em um fundo branco.

Ela foi apresentada como símbolo da nação no ano de 1860, por ocasião da viagem diplomática de uma delegação japonesa aos Estados Unidos, mas foi no ano de 1872 que a “Bandeira do Sol” foi utilizada pela primeira vez em uma cerimônia nacional, por ocasião da inauguração da primeira ferrovia do Japão pelo Imperador Meiji.

Kimigayo é o título do Hino Nacional Japonês, que foi adotado oficialmente pelo Japão no ano de 1888. As letras pertencem a um antigo poema japonês e a melodia foi composta por Hiromori Hayashi.