Roteiro de estudo

Muitas pessoas se sentem perdidas ao entrar no site pela primeira vez, sem saber como dar o primeiro passo e como prosseguir com os estudos. Para resolver este problema aqui está o roteiro completo para estudo no site.

Lembre-se que pode ser necessário instalar o suporte à idiomas asiáticos antes de começar a estudar as lições. Visite a seção “Dúvidas”  em caso de dificuldades.

Primeira etapa

  • Introdução

Conteúdo: Você aprenderá sobre a língua japonesa, a diferença entre os silabários e os ideogramas, seus usos, como são modificados e alterados.

Ao completar esta etapa: Saberá o básico do idioma japonês e estará apto a começar a aprender.

Próxima etapa: Aprender a escrever!

Segunda etapa

  • Escrita
  • Cultura Japonesa

Conteúdo: Você aprenderá a escrever em japonês usando os silabários e os kanjis. Para relaxar um pouco a mente, você aprenderá também curiosidades sobre diversos aspectos da cultura japonesa e algumas palavras e ideogramas.

Material de apoio: Exercícios de memorização e caligrafia e provas para avaliação.

Ao completar esta etapa: Será capaz de ler e escrever usando hiragana, katakana, saberá os tipos e ordem dos traços dos ideogramas, mas ainda não saberá o significado das palavras.

Próxima etapa: Adquirir vocabulário e aprender a gramática!

Terceira etapa

  • Gramática
  • Vocabulário

Conteúdo: Você aprenderá como estruturar frases, os verbos, pronomes, partículas e as outras estruturas gramaticais. Além disto, conhecerá muitas palavras e expressões novas em hiragana e kanji.

Material de apoio: Áudio e exercícios para fixação. Para complementar seus estudos use livros e programas de apoio.

Ao completar esta etapa: Já saberá a gramática essencial, conhecerá expressões e terá um vocabulário que servirá de base para entender e criar frases.

Próxima etapa: Começar a estudar kanjis pra valer!

Quarta etapa

  • Jouyou Kanji

Conteúdo:  Avanço no estudo dos kanjis.

Material de apoio: Exercícios para fixação. Para complementar seus estudos use livros e programas de apoio.

Ao completar esta etapa: Aprenderá mais kanjis seguindo a ordem dos traços, podendo assim ler e escrever frases mais complexas.

Última etapa

Aperfeiçoamento. Faça um curso presencial, treine lendo material 100% em japonês, veja animes sem legenda e mangás em japonês, ouça J-music diariamente, converse com japoneses via Skype… É um longo caminho que só depende da sua força de vontade!

Se possível, faça o JLPT. Este teste de proficiência te permitirá testar seus conhecimentos e ver quais suas dificuldades, além de indicar onde você deve concentrar seus estudos.

Espero que siga esses conselhos e se divirta aprendendo o japonês, pois vale à pena no final. E visite o fórum, lá existe muito conteúdo exclusivo, links recomendados, lições extras, sem falar que você pode fazer novos amigos e ainda treinar seu japonês!

Estaremos te esperando, ja ne!