Aula 20 – Cultura: Souvenirs japoneses
Muitos desses símbolos são conhecidos por nós, sejam de animes, sejam por lojas de souvenirs:
O boneco Daruma, comumente encontrado em residências japonesas, é um símbolo de boa sorte. Ele representa o monge indiano Bodhidharma, fundador do zen-budismo na China, que perdeu as suas pernas após muitos anos de meditação em cima de uma pedra.
O Daruma também é um símbolo de perseverança e esforço contínuo, pois por mais que se tente derrubá-lo, ele sempre volta à posição vertical. Seus outros nomes são Huto (“O velho que nunca cai”) e Okiagari-koboshi (“O pequeno monge que sempre se levanta”).
Existe a crença popular de que o Daruma ajuda a realizar desejos. Para tanto é necessário pintar um olho do boneco ao se fazer um pedido, e o outro , assim que este se realiza. É dessa forma que os olhos do Daruma finalmente se abrem.
Conta a lenda que, no período Edo, nos anos de 1781~1789, havia uma loja na cidade de Edo chamada “Gato de ouro-prata”. Todas as vezes que o gato (neko) “lavava a cara” com a pata dianteira entrava um freguês na loja. Ainda nos dias de hoje, é comum encontrar o gato da sorte próximo à porta de entrada de lojas e restaurantes, pois acredita-se que o Manekineko com a pata esquerda levantada atrai visita ou freguesia, e com a pata direita, dinheiro.
Palavras relevantes
daruma
だるま (達磨 em kanji)neko
ねこ (猫 em kanji)