Aula 48 – Desvendando kanjis – Árvore
Olá, caros entusiastas da cultura e língua japonesas! Como comentei anteriormente, o conteúdo do site está sendo remodelado e revisado, e à partir desta lição serão incluídas informações e seções inéditas até então.
Para quebrar um pouco a tensão de decorar regras gramaticas e vocabulário, vamos utilizar os kanjis, que são componentes essenciais da língua, em uma abordagem mais leve e descompromissada, para relaxar. Serão apresentados tanto as leituras do kanji, como a ordem dos traços, mas principalmente uma maneira lógica de guardar tudo isso! 😀
始めましょう!
On-yomi: ボク モク
Kun-yomi: き こ-
Este é um exemplo de kanji pictográfico, como podemos ver na imagem. Os traços do kanji são representados pelo tronco e pelos galhos da árvore. No total, são 4 traços
(caso tenha dúvida sobre as regras para a ordem dos traços e motivos para contá-los, você perdeu coisas importantes! Reveja as lições anteriores!!)
Decifrando outros kanjis
Partindo do princípio que este kanji significa árvore, podemos identificar outros kanjis nunca vistos, apenas usando a lógica:
林
bosque – uma árvore ao lado da outra森
floresta – muitas árvores juntas休
descanso – uma pessoa [já vimos o kanji hito anteriormente] encostada na árvore
Naturalmente, cada um destes kanjis terá uma leitura (“pronúncia”, vulgarmente falando) diferente, mas não é o objetivo sabê-las agora, e sim entender a lógica no significado dos kanjis (quando ela existe).
Espero que tenha gostado, até a próxima lição!